Mini-cursos

01. Memória e Poder
Proponentes:
Prof.: Airton dos Reis Pereira - e-mail: airtonper@yahoo.com.br e profª Ana Maria de Souza - e-mails: lalunaana@hotmail.com
EMENTA: O propósito deste mini-curso é possibilitar discussões em torno das relações entre memória e poder a partir de experiências de pesquisa e reflexões teórico-metodológicas da escrita da história. Para tanto, serão privilegiadas as análises acerca da composição de forças que atuam na produção de significados do território citadino e na problemática da violência no campo.

02. Trajetórias, Histórias e Narrativas
Prof.: Pablo Porfírio (Doutorando em História UFRJ) 
EMENTA: Esse mini-curso se propõe como um espaço de debate sobre os estudos de trajetórias de indivíduos e a produção de uma narrativa de história. Em meio ao aumento das publicações em geral conhecidas como biografias, seja por historiadores, jornalistas e literatos, e a demanda cada vez maior de um público leitor, devemos nos interrogar sobre as abordagens e os questionamentos realizados por algumas perspectivas do pensamento historiográfico em relação ao trabalho com histórias de vida. E nesse sentido, os usos dos documentos, os aportes teóricos e as possibilidades de escrita são alguns dos temas que pretendemos discutir nesse curso.


03. Mini-curso: O mal-estar na cultura: Freud para Historiadores
Proponentes:
Antonio Paulo Rezende (Profº. Doutor do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE. E-mail: cielo77@uol.com.br), Joana D'Arc (Profª. doutoranda em história pela UFPE. E-mail: joanasoleil@hotmail.com) e Natália Barros (Professora do Colégio de Aplicação – UFPE /Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE. E-mail natibarros1@yahoo.com.br)
EMENTA: Amor, agressão e conflito são os elementos básicos da experiência humana, conforme Freud. Acreditamos que os historiadores não podem furtar-se da importância desses elementos na análise e construção da história. Por isso, partindo da obra O mal-estar na cultura escrita por Freud em 1929, que analisa o quanto o ser humano é tão pouco dotado em ser e permanecer feliz e que investiga o processo de desenvolvimento cultural necessário para que as pessoas possam viver em sociedade, pensaremos tanto o contexto de surgimento da psicanálise quanto a atualidade do pensamento de Freud e de alguns dos seus escritos para os historiadores da cultura.


04. Ver, ouvir, lembrar: história, memória e questões metodológicas sobre o uso das fontes.
Proponentes:
Prof. Inácio Araujo  (Doutornado pela UFPE) e-mail: inacio_araujo@hotmail.com
e Prof. Élson Rabelo  (Doutornado pela UFPE) e-mail: elson_rabelo@hotmail.com
EMENTA: No presente mini curso objetivamos discutir questões metodológicas do tratamento de fontes orais e visuais na pesquisa historiográfica. Discutiremos aspectos como a questão da validade dos relatos informais enquanto fonte documental e o papel das imagens e de sua circulação para a memória social, para, ao final, discutir resultados de pesquisa com tais fontes para a construção da narrativa histórica.

05. [Re]pensando o Ofício do Historiador: Documento e Pesquisa na Produção da História
Proponentes: Profª Grazielle Rodrigues – Mestre em História pela UFPE. E-mail: graziellerodrigues379@hotmail.com e Roberta Duarte – Mestranda em História pela UFPE. E-mail: betita_duarte@hotmail.com
EMENTA: Este Mini curso propõe discutir e analisar como foi se constituindo o lugar do documento na produção histórica, apontando a sua aplicabilidade social e as representações possíveis ao oficio do historiador, com base nas diferentes correntes historiográficas do século XX, bem como sua operacionalidade na construção da produção histórica. Para tanto, pretende-se construir um espaço de discussão e reflexão em uma perspectiva interdisciplinar, enfatizando a importância das diversas linguagens documentais - imagéticas, sonoras, escritas e orais - na (re)constituição das narrativas históricas.