Mesas Redondas



Mesa 1: Desafios da Narrativa na História. (Auditório do 3º Andar)
Participantes: Coord. Prof. Antonio Jorge Siqueira (UFPE); Aécio Amaral Jr. (UFPB) e Maria do Rosário Silva (PG-Hist.-UFPE).
EMENTA: Com base na leitura do livro de memória familiar de Jorge Siqueira “Sertão Sem Fronteiras”, a mesa se propõe discutir o tema da “narrativa” na história e sua estreita vinculações com a “escrita” da história. Autores como Paul Ricoeur vão mais além, estabelecendo uma correlação com o “tempo histórico” e o lugar do historiador enquanto sujeito e narrador, escritor e interlocutor das fontes documentais. Na discussão, uma incursão na temática do “olhar do historiador”.

Mesa  2Cultura e Contemporaneidade: O Lugar da Inventividade e da Leveza na Pesquisa Histórica (Auditório do 3º Andar)
Participantes: Antonio Paulo Rezende - Coord. (Profº. Doutor do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE) Joana D’arc  Lima (Educadora e  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE), Natália Barros (Professora do Colégio de Aplicação – UFPE /Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE)Daniel de Souza Leão Vieira. Programa de Pós-Graduação em História - UFPE. Bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq.
EMENTA: O historiador não pode se furtar do olhar agudo e crítico sobre o espaço e o tempo que experimenta, que lhe envolve e que conduz suas posturas conceituais e políticas. A contemporaneidade, fugidia, multiforme, rica e complexa merece ser vivida, pensada e discutida pelos historiadores. Apesar do rigor da fonte, do método e da teoria, é necessário refletirmos sobre o lugar da inventividade, da leveza e da fluidez nas pesquisas e escritas sobre o tempo presente, desafios e horizonte para o historiador que deseja que sua narrativa se amplifique sem perder densidade.

Mesa 03. Patrimônio imaterial: questões e debates. (Auditório do 3º Andar)
Participantes: Isabel Cristina Martins Guillen – Coord. (Doutora em História e professora da UFPE); Ivaldo Marciano de França Lima (Doutor em História e professor da UNEB); Beatriz Brusantin (Doutora em História e professora da UNICAP) e Cibele Barbosa (Mestre em História e pesquisadora da FUNDAJ).
EMENTA: Esta mesa discutirá as principais questões e debates que giram em torno do crescente processo de patrimonialização da cultural imaterial no Brasil, e em especial em Pernambuco, analisando as políticas públicas vigentes e o envolvimento do historiador nos referidos processos.


Mesa 4: Práticas, Discursos e Historiografia. Coord. Profª. Patrícia Pinheiro (UFPE) Participantes: Profª. Regina B. Guimarães Neto (UFPE); Prof. Antonio T. Montenegro (UFPE) e Profª Regina Behar (UFPB). (Auditório do 3º Andar)
EMENTA: O objetivo desta mesa é problematizar as diversas modalidades de produções e regimes de verdade; debater como a história do presente adquire um papel crucial no processo de construção dos sentidos e nas operações de elaboração dos conceitos; esse percurso será trilhado associado às diversas práticas e estratégias de escritura da história.